Naturologia


A qualidade da vida é uma decisão humana."
Associação Paulista de Naturologia:  http://www.apanat.org.br/

A Naturologia , " filosofia do bem viver" é um curso de formação Universitária e diploma reconhecido pelo Ministério da Educação. É uma ciência que aplica recursos oferecidos pela natureza na promoção, manutenção e restabelecimento da saúde, focando o equilíbrio dinâmico e transdisciplinar do indivíduo, através de recursos naturais como: Massagens Terapêuticas (Clássica, Ayurvédica, Thai, Shiatsu, Reflexologia); Essencias Florais; Fitoterapia; Aromaterapia; Auriculoterapia; Cromoterapia; Iridologia; Arte Integrativa; Chi Kung; Meditação; Yoga.
O Naturólogo é um profissional graduado em nível superior em Naturologia e sua formação abrange tanto a base de conhecimento atual da área da saúde, quanto técnicas milenares de cuidados, como disciplinas que abrangem conhecimento científico sobre o corpo humano, tais como Anatomia, Bioquímica, Fisiologia e Patologia, que lhe dão base sólida para aplicar técnicas baseadas na Antroposofia, na Medicina Tradicional Chinesa, na Medicina Ayurvédica e nas Terapias Vibracionais com objetivo de proporcionar alívio das tensões do dia-a-dia, promovendo um equilíbrio entre os aspectos físicos, emocionais e mentais.
Uma vez que a Naturologia detém tanto estes conhecimentos milenares quanto os de ponta, é uma ciência de ampla atuação no âmbito da saúde e sua ação é sempre multidisciplinar, atuando na prevenção, na promoção e na manutenção da saúde.
Atuando tanto em atendimentos individualizados ou em atividades coletivas, o Naturólogo contribui para que o indivíduo tenha saúde física, mental e emocional, mas também para que haja um equilíbrio entre estes âmbitos.Para a Naturologia o indivíduo é um interagente, aquele que participa ativamente da Terapia e do seu processo de cura.




Terapias:

- Iridologia é o estudo da íris através de análises das alterações existentes, representadas por raios, desenhos, pontos, buracos ou mudanças de cores, revelando, assim, estados físicos e emocionais. É uma leitura participativa, sendo imprescindível a presença do interessado.

- Aromaterapia é a ciência-arte da terapêutica com a utilização de substâncias aromáticas naturais, os óleos essenciais. Proporciona benefícios no campo emocional (tranqüilidade, alegria, proteção, organização, clareza, empatia, auto-estima e auto-conhecimento), no campo físico (melhora de problemas de saúde como gripes, resfriados, alergias, dores musculares, dores de cabeça, fadiga ou depressão). Além disso, o uso dos óleos essenciais pode ser feito através de sprays, atuando também no ambiente de trabalho.

- Cromoterapia é um método não invasivo que proporciona a restauração do equilíbrio físico-energético através da utilização das cores do espectro solar. As propriedades terapêuticas de cada cor podem agir nos campos que chamamos de chackras, ou nos pontos energéticos dos meridianos de energia, corrigindo e reativando o campo vibratório celular. A aplicação de cada cor tem como finalidade suprir carências e neutralizar excessos em determinados órgãos ou regiões do corpo.


- Auriculoterapia é um método terapêutico que estimula pontos situados na orelha que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo. É usada tanto para auxiliar um diagnóstico quanto para tratamento de diversas enfermidades. O estímulo dos pontos pode ser feito por agulhas ou sementes, produzindo excelentes resultados para o alivio de dores em geral, no emagrecimento, na insônia e restabelecendo o equilíbrio do organismo para a manutenção da saúde.

- Sistemas Florais (Bach, Califórnia, Minas) reconhecida e recomendada pela Organização Mundial da Saúde, é um desdobramento da Medicina Vibracional, que leva em conta não apenas o corpo físico, mas também os campos energéticos por ele emanados. Considera que a alteração vibracional destes campos energéticos pode resultar no equilíbrio ou desequilíbrio do indivíduo. A correta aplicação de preparados vibracionais, como os florais, pode trazer a pessoa equilíbrio e harmonia, ajudando a lidar com emoções difíceis, com traumas, facilitando a expressão de todo seu potencial.

- Fitoterapia consiste no uso de plantas medicinais para auxiliar na prevenção, na reestruturação e no restabelecimento da saúde física do indivíduo. Apesar de ser uma das mais antigas terapias, é crescente o número de pesquisas que comprovam a sua eficácia. O uso da fitoterapia é feito através de chás, tinturas, cápsulas, alimentação, pomadas, compressas e banhos.
- Arte Integrativa é um instrumento de tratamento que ajuda a lidar com aspectos cuja verbalização não se faz de forma natural. O uso de expressão artística aumenta a capacidade de exposição de si mesmo, a comunicação com os outros, a auto-estima e ajuda a lidar melhor com experiências traumáticas, desenvolvendo recursos físicos, cognitivos, emocionais que favorecem a busca da harmonia, do equilíbrio da vida, aumentando a espontaneidade e a criatividade.

- Hidroterapia: Escalda-pés O escalda-pés é milenar, vem dos chineses e japoneses, que utilizavam essa técnica e, através da cultura popular, chegou aos nossos dias. Funciona na parte do reequilíbrio emocional e energético, sempre voltado para o relaxamento. O que vai diferenciar cada tratamento são os óleos e as ervas utilizados.

- Watsu: é uma técnica de hidroterapia profundamente relaxante criada na Califórnia por Harold Dull em 1980. Os movimentos são combinados com pressões em pontos de acupuntura oriental e massagem Zen-Shiatsu, enquanto se flutua numa água com a temperatura de 35 graus. Watsu utiliza a leveza do corpo na água para libertar a coluna vertebral, mobilizando articulações, e alongamentos musculares suaves de modo alternativo aos utilizados em terra. Combinado com os benefícios terapêuticos da água aquecida e a enorme liberdade de movimentos, permitindo assim uma modalidade que pode influenciar todos os níveis do nosso ser.

- Banhos é a imersão total ou parcial de um corpo num líquido, usualmente água ou uma solução aquosa. É geralmente praticado para higiene pessoal, mas através dos tempos serviu também como ritual de purificação religiosa, tratamento de saúde, convívio social ou celebração. Os banhos de ervas, folhas e flores sofrem a influência de diversas culturas. Este conhecimento garante que os banhos renovam nossa energia.

- Meditação consiste na prática de focar a atenção, freqüentemente formalizada em uma rotina específica. Apesar da associação entre as questões tradicionalmente relacionadas à espiritualidade e essa prática, a meditação pode também ser praticada como um instrumento para o desenvolvimento pessoal em um contexto não religioso. Podemos realizá-la através de uma condução pelo Naturólogo e paciente, através de imagens, visualizações, respirações, desenhos e muito mais.


- Labirinto usado para conduzir nossa mente consciente e racional a um estado alterado de consciência e assim, entrar em contato nosso Eu Superior para nos orientar. O labirinto é unilateral, não tem como se perder dentro dele, mas com as voltas que damos nele conseguimos dar voltas na mente consciente que geralmente está muito ocupada e tumultua nosso pensamento como um macaco embriagado, de forma que não ouvimos nossa voz interior. Existem vários tipos de labirinto, mas os mais usados são os de sete e de onze voltas.

- Yoga é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5000 anos. Não obstante, ela figura ainda hoje em todo o mundo como a mais antiga prática para colocar em forma o corpo e a mente, trabalhando a pessoa de forma integral. A Yoga induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior, juntamente com o fortalecimento do corpo físico e com o desenvolvimento da flexibilidade.

- Massoterapia: A massagem é uma arte milenar de cura e auto-cura, presente nos mais tradicionais sistemas, como a Medicina Tradicional Chinesa e a Ayurvédica. Alguns benefícios da massagem:
• Identifica e alivia dores e tensões;
• Relaxa a mente;
• Reduz tensões musculares;
• Ajuda na coordenação motora, tornando os movimentos soltos e fáceis;
• Desenvolve a consciência corporal;
• Melhora a auto-estima;
• Evita lesões quando aplicada antes e depois de uma atividade física intensa;
• Ativa a circulação sangüínea e energética, desbloqueando tensões emocionais;
• Equilibra os canais de energia.

Técnicas de Massagens:

Massagem Relaxante
Massagem terapêutica, que proporciona o relaxamento e o alívio do stress e das dores através de manobras como amassamento, deslizamentos e percussões. Promove a melhora na circulação sanguínea, aumenta o fluxo de nutrientes, remove substâncias tóxicas das células prejudiciais ao organismo, além de aliviar o stress e a dor facilitando a atividade muscular.

Massagem Thai
Correção de problemas na coluna, harmoniza o sistema nervoso, amplia a respiração, equilibra as funções vitais e acalma os processos mentais.Trazendo tonificação e flexibilidade para o corpo.

Massagem com Bambu
Técnica de Massagem com a utilização de bambu estimula as glândulas e por promover uma drenagem linfática auxilia na diminuição da celulite, remodela o corpo, sendo realizada com óleos essenciais específicos, que potencializam a ação da definição da silhueta.

Pedras quentes
Massagem de Pedras Quentes é uma Terapia de ação profunda. A massagem aquece também os músculos e promove um grande relaxamento, aliviando tensões e dores musculares persistentes. Trata-se de ótima auxilar no combate ao estresse, sendo realizada com óleo essencial de lavanda que ajuda a intensificar ainda mais o relaxamento.

Shiatsu (tradicional, pés descalços, zen shiatsu) significa, literalmente, "pressão com os dedos". É uma técnica que combina a massagem com a pressão nos pontos de acupuntura chineses. As técnicas hoje utilizadas vão para além da simples pressão digital, utilizando-se igualmente a pressão das mãos, dos cotovelos, joelhos, pés ou mesmo o peso do próprio corpo do terapeuta. É um método de massagem que visa a recuperação e manutenção da saúde através do alinhamento energético do corpo.

Massagens Ayurvédicas
Massagem milenar indiana, com mais de 5.000 anos. Tem como objetivo e fundamento resgatar o equilíbrio entre o corpo e a mente. É feita uma avaliação terapêutica para sabermos qual o dosha (biótipo) específico do paciente, para que a massagem possa ser completamente individualizada e atinja o benefício que a pesoa esta precisando. No geral a massagem elimina as toxinas do corpo, alivia dores e tensões, ativa a corrente sanguínea e a abertura dos chakras, despertando a espiritualidade e relaxamento da mente, além de proporcionar um sono profundo e restaurador.

Drenagem Linfática
Massagem que estimula a circulação linfática, permitindo a eliminação dos líquidos e toxinas. Técnica ulilizada para a eliminação de celulite e recuperação pós- operatória.

- Esfoliação e Hidratação corporal é um procedimento que utiliza uma gomagem composta por microesferas físicas, com a qual se realiza uma esfoliação na pele. O mecanismo de ação consiste na remoção da camada superficial de células mortas e estimulação da derme (2° camada interna da pele) proporcionando à pele uma melhora na absorção de produtos e tratamentos realizados posteriormente. Hidratação é um procedimento onde se fornece substratos à pele para que esta consiga manter a água em suas camadas. Por trazer muitos benefícios a pele, pode ser usada como complemento de todos os tratamentos que promovem esfoliação ou simplesmente para nutrir uma pele desvitalizada. É indicada para todos os tipos de pele, principalmente para peles secas e desvitalizadas. É realizada através de massagens manuais, tendo auxílio de máscaras nutritivas, potencializando a melhora da textura e do tônus da pele.

- Reflexologia
Tanto nos pés como nas mãos existem pontos ou regiões que se comunicam com todo o organismo. Desta forma, se um torcicolo está muito dolorido a ponto de não se poder tocar a região, uma massagem nos pés, em pontos correspondentes aos da coluna cervical pescoço, nuca, trapézio e ombros, alivia toda a tensão desta região. A reflexologia nos pés e nas mãos é indicada principalmente para beneficiar a circulação sanguínea, assim como as funções orgânicas e glandulares, além de deixar a pessoa em um profundo estado de relaxamento.